top of page

Senador Marcos do Val assina pedidos de CPI sobre fraude de R$ 11,5 bi no Banco Master

  • 9 de fev.
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 5 horas



O senador Marcos Do Val protocolou pedidos para abertura de CPIs destinadas a apurar irregularidades envolvendo o Banco Master, tanto no Senado quanto no Congresso Nacional, logo no início dos trabalhos legislativos de 2026. As comissões visam esclarecer os vínculos entre a instituição financeira e o Banco Regional de Brasília, além de possíveis conexões com figuras políticas e autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo.

Para o parlamentar, trata-se de uma oportunidade crucial para desvendar relações obscuras entre bancos e o poder público. Do Val destacou que as apurações podem expor ligações do Master com esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao crime organizado, conforme indicado pela Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto de 2025. "A proximidade entre magistrados, políticos e empresas privadas abre caminho para a corrupção e o comprometimento das instituições", alertou o senador.

A liquidação do banco, comandado por Daniel Vorcaro, foi determinada pelo Banco Central após a identificação de fraudes que somam aproximadamente R$ 11,5 bilhões, executadas através de empresas fictícias e fundos de investimento. O rombo atinge cerca de 1,6 milhão de clientes. Ao todo, foram protocolados quatro requerimentos de investigação - dois nas casas legislativas separadamente e outros dois propondo uma CPMI. A instalação depende da leitura oficial dos pedidos pelos presidentes das casas e posterior indicação dos membros pelas lideranças partidárias.

Comentários


bottom of page